Farmácias começam a vender ‘autotestes’ de aids no Brasil


Pioneiro na luta contra a propagação da aids, o Brasil começa a vender “autotestes” de detecção do vírus HIV em farmácias, tornando-se o primeiro país da América Latina a comercializar esses exames. As primeiras unidades chegaram há uma semana às prateleiras de farmácias no estado do Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e Espírito Santo. Até o fim do mês, devem estar disponíveis em todo país.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste permite ao usuário saber se é portador do vírus. No Brasil, cerca de 20% dos portadores do HIV ignoram que são soropositivos – ou seja, pelo menos 150 mil pessoas -, de um total de mais de 800 mil infectados, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Precursor na luta contra a doença, o Brasil oferece tratamento gratuito a quem for diagnosticado como soropositivo. Os autotestes já são vendidos em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido e França.


Desenvolvido pela empresa brasileira Orange Life, o teste “Action!” funciona por meio da coleta de uma gota de sangue, que deve ser misturada com um produto reagente. O resultado sai em 20 minutos: uma barra, para soronegativo, e duas barras, para soropositivo. Nas lojas, o valor de cada caixa oscila entre R$ 60 e R$ 70.


De acordo com seus criadores, o teste tem 99,9% de confiabilidade, um percentual que supera a taxa do teste feito com a saliva e que é comercializado nos Estados Unidos. Segundo o diretor da Orange Life, o italiano Marco Colovatti, os testes são produzidos em uma fábrica no Rio com capacidade para preparar 100 mil unidades por mês.
Tecnologia do Blogger.