Há 20 anos, autor da Globo enganou Silvio Santos e escreveu “Xica da Silva” na rival


Novela de sucesso que alçou Taís Araújo à fama após interpretar a protagonista da história, “Xica da Silva”, que completou vinte anos de sua estreia no último dia 17, também foi marcada por uma polêmica: o autor Walcyr Carrasco, então contratado do SBT, enganou Silvio Santos e escreveu a novela para a rival.
Na época, Carrasco usou o pseudônimo Adamo Angel para driblar o SBT, onde era consultor da emissora, mas teve a farsa descoberta. No dia 17 de setembro de 1996, “Xica da Silva” estreou na Rede Manchete e foi um grande sucesso. Recheada de cenas quentes e fortes, a trama protagonizada por  Taís Araújo, com 17 anos na ocasião, retratava a história da escrava que virou rainha, e fez grande sucesso.
Até a estreia da novela, ninguém havia conseguido descobrir quem era o autor misterioso. Diretor da Manchete, Walter Avancini (1935-2001) disse à Folha de SP na época, que o escritor não aparecia porque “ele é muito reservado”. “Xica da Silva” começou a fazer muito sucesso e a busca por descobrir quem era Adamo Angel ficou cada vez mais intensa – nem mesmo o elenco do folhetim sabia a identidade do autor.
A farsa de Carrasco, no entanto, não durou muito tempo. Em abril de 1997, uma publicação da revista Veja trouxe à tona que o SBT havia descoberto quem era o autor oculto de “Xica da Silva” – que vencia o canal de Silvio Santos na audiência. Se tratava de um funcionário seu, Walcyr Carrasco, que estava descontente com a falta de espaço para escrever novelas. Segundo a reportagem da Veja, na ocasião, executivos do SBT seguiram o diretor Walter Avancini pelas ruas de São Paulo e descobriram que ele se reunia com Carrasco.
Depois de descobrir tudo, ao invés de uma punição, Silvio Santos promoveu o autor e pediu que ele escrevesse uma novela. Foi aí que nasceu “Fascinação”, que estreou em 1998. Carrasco até escreveu outra trama, intitulada “Segredo”, mas ela nunca foi produzida pelo SBT. Ficou só no papel.
Em 2000, Carrasco foi para a Globo, onde estreou fazendo sucesso com “O Cravo e a Rosa”, ao lado de Mário Teixeira.
otvfoco.com

Tecnologia do Blogger.